sexta-feira, 12 de abril de 2013

Exegese


Evangelho de João, Capítulo 15: 1 a 3

1 - Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 
2 - Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
3 - Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. 

Enquanto apliquei esforço intelectual na aprendizagem dos ensinamentos de Jesus, na passagem bíblica que me serve de base para esta meditação, só consegui apreciar a beleza estética da parábola, gênero culto de literatura.
         Parábola, espécie de alegoria ou apólogo com ensinamento moral é gênero que já encontrara antes de me apegar à leitura da Bíblia, nas famosas fábulas “A formiga e a cigarra”, “O Cordeiro e o Lobo”, que La Fontaine escreveu na renascença literária francesa, entre outras também muito conhecidas, sendo este estilo um método empregado no discurso, onde as verdades morais ou religiosas são ilustradas pela analogia entre  os fatos da vida comum.
         Muitos ensinamentos de Jesus são riquezas deste  gênero literário, que também explora a alegoria para inculcar uma verdade onde falam animais ou seres inanimados. Portanto, na qualidade de homem Jesus legou-nos muitos tesouros literários. De homem para homem ele falou o que os seus apóstolos registraram, construindo um acervo literário simples e acessível, erudito e espiritual.
         As expressões alegóricas impressionam o sensório, onde a nossa sensibilidade é ativada, favorecendo o surgimento de um fenômeno psíquico-neurológico conhecido como cognição
         A passagem em João, 15, impressionou-me durante muitos anos e recentemente esforcei-me para compreende-la em sua profundidade intrigante, pelo que apliquei-me em pesquisas hermenêuticas(2) e epistemológicas(3). Desse esforço não resultou mais do que novos reconhecimentos superficiais. Com esses equipamentos não consegui senão uma visão melhorada do texto literário. Entendi, então, que faltava a revelação presente no texto, pois ele não expressava apenas o falar de um homem admirável, mas os ensinamentos incomparáveis do Onisciente. E ao sentido do que Deus fala só é possível chegar por revelação do próprio Deus. Como isso aconteceu comigo, já experimentado em muitos desses insight(4)? Com certeza esquecera-me de buscá-lo em João, 15. Coisa intrigante o que a miúdo se passa conosco. Portanto, que ninguém se encha de jactância, disse eu para mim mesmo ao lembrar-me do que a própria revelação de Deus tantas vezes me ensinara.
         Inclinei-me então para buscar a revelação de Deus nesse texto e a iluminação começou a brotar naturalmente. Eu argüia a Deus sem pressa, passo a passo, versículo por versículo e Dele recebia de revelação em revelação. Respostas simples eu recebia em doses continuadas. Vez ou outra a iluminação tardava, mas não me afligia pois estava cheio de fé condicionada à certeza que havia tesouros infinitos na passagem. Já correu uma semana e eu continuo buscando esses tesouros. Aos que já cheguei vou mostrar. Mas sobre tais tesouros, não pensem os que lerem estas linhas que os terei esgotado nestas mostras do que me foi dado entender da parte de Deus, pois haverão outros à disposição dos que, sem pressa, começarem a se abeberar nesta pequena passagem cheia de fontes inesgotáveis de revelações dos mistérios de Deus.
         Vejam que coisas simples eu tenho para contar:
         Argüi o versículo 1 e entendi que Deus continua trabalhando na sua lavoura e cuidando da única videira que nela está plantada, pois se não houvesse mais trabalho a fazer na lavoura não haveria mais a figura do lavrador: “Meu pai é o lavrador”. A menção “meu pai é” firmou a minha fé no tempo presente e procurei saber quem acabara de falar-me e achei então Jesus falando comigo no presente e através do texto. Falava comigo no presente e estava presente nas palavras do texto. Falou “eu sou a videira verdadeira” e revelou-me que estava sob os cuidados de um lavrador que era o seu pai ao dizer-me: “e meu pai é o lavrador”:
         Quem falava comigo não estava sozinho no mundo; mundo e lavoura de Deus com uma única videira nele plantada. Única verdadeira na lavoura de Deus. Portanto, não havia outra do mesmo gênero e conforme a revelação no presente, presente na lavoura, que é o mundo, ela no mundo continua. A videira não está solitária num ermo, pois sobre a lavoura trabalha o lavrador e também eu, pois existo nesse tempo presente. Contados o lavrador, a videira e eu, éramos então três na lavoura? Quem arriscará contradizer?
         Descoberto que a videira é Jesus, passo a ouvi-lo falar as palavras do versículo 2, e entendo que ele continua falando da videira e dos cuidados do lavrador. Agora a videira é referida pelo pronome pessoal “mim”. Jesus personaliza-a em si mesmo como fonte produtora de frutos, pois para esta finalidade fora plantada na lavoura (Mundo) do agricultor. Argüindo o sentido da comparação, precisei socorrer-me nos versículos seguintes onde me identifiquei como um ramo enxertado naquela videira. Em primeiro lugar, entendi que a  videira não tinha este ramo quando o agricultor plantou-a na sua lavoura. O agricultor não a fez nascer de um ramo ou de uma semente. A videira era, então, preexistente em relação à lavoura. Em segundo lugar eu entendio que é na lavoura que a videira recebe os seus ramos e que serão neles  que nascerão os seus frutos. Para esta produção são enxertados pelo trabalho do agricultor, que poda os ramos que não cumprem esta finalidade de frutificarem. Mas se não dão frutos são como os parasitas que o agricultor remove para não consumirem inutilmente a seiva vital que alimenta os ramos produtivos. Em terceiro lugar eu entendi que ao lavrador interessa melhorar o vigor natural dos ramos produtivos para que os frutos se multipliquem sempre em maior escala.
         Recebida esta revelação como sendo vara de uma videira, considerei que a minha finalidade como homem no mundo (ramo da videira na lavoura do agricultor) era a produção. Mas, qual o fruto que o lavrador desejava colher deste ramos?
         Ao versículo 3 não preciso argüir, pois as revelações dos dois primeiros produziram a certeza de que é por meio da fé que faço parte do corpo de Jesus (videira da lavoura de Deus). Mas o versículo traz uma revelação animadora da parte de Jesus para mim, quando afirma que a palavra que ele me tem falado já me limpou. Então exulto ao descobrir-me vara produtiva e cheia de vigor para a reprodução do amor de Deus, porque “Deus é amor” (João 3;16; 1 Coríntios 13; 1 João 4:8 e 4:16). Amor conforme Paulo o expressou em Romanos 5:5.

         Carlos Mendes
         Também exegeta bíblico.
         Escritor, poeta e cristão alinhado com a doutrina bíblica dos evangélicos batistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário