quarta-feira, 18 de junho de 2014

Poetando e filosofando

Da Poética à filosofia e
Desta à Teologia Bíblica

                 Por:Carlos Mendes


Inclinação aflitiva tangel o meu humor,
E como tormento sem razão aparente
Surgiu das profundezas de minha'alma,
Maligno, e também mui dolorido tumor
Do inconsciente extirpado muito rente,
que deixou a alma em gozo, e muita calma!

Pensei zelosamente: Como entender isso?
E ponderando o fato tão enigmático,
Saldei o encontro que levou-me então a Cristo,
Fato tão inédito a prostrar-me estático,
Ouvindo a voz de quem me disse isto:
“Tu és meu”, o que recebi qual dito entusiástico!

Antes? Dor respondendo ao anseio do bem-estar.
Prazer? Sempre sucedido por desconforto e dor!
Como entender esses reversos afetivos[i],
Dops desejos ditos prazerosos, mas a descoroçoar?
Antes, desilusões sucedendo o carnal amor
De maldição, e seus imperdoáveis completivos

Emoção{ii] é choque brusco, inesperado,
Traduzindo  afeições  muito estranhas,
Que entrando pela porta da humana ambição,
É vileza da desgarrada ovelha do redil 
Do compadecido Deus de eterna bendição,
Que enviou Jesus pagar o meu e o teu pecado vil!  


GLOSSÁRIO, Conf. Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia André Lalande
AFETIVIDADE[ii] – A. Característica dos fenômenos afetivos
                    B. Conjunto desse fenômenos

[i] AFETIVO Designa a característica genérica do prazera, dorb, e das emoçõesc chamadas freqüentemente como “estados afetivos”, “tendências”.
[ii]EMOÇÃO– Choque brusco, tantas vezes violento, intenso, com aumento ou parada dos movimentos: medo, cólera; o apaixonar-se.


Sem comentários:

Enviar um comentário