segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Três grandes expressões e uma única verdade

Da Poética à filosofia, e desta à Teologia Bíblica
                                                                       Carlos Mendes

Inclinação aflitiva tangeu o meu humor,
E como tormento sem razão aparente,
Surgiu das profundezas de minha alma,
Maligno, e também mui dolorido tumor,
Do inconsciente extirpado muito rente,
Ficando então em bem estar e muita calma

A pensar, zeloso, como entender isto?
Ponderando fato tão enigmático,
Saldei o encontro que me levou, então, a Cristo,
Fato inédito, que prostrou-me, estático,
Ao ouvir a voz de quem me disse isto:
“Tu és meu”, ouvi o dito entusiástico.

Dor respondendo à procura do bem-estar.
Prazer, sobrevindo ao desconforto da dor,
Como entender esses reversos afetivos?
Dos desejos prazerosos, o descoroçoar.
Da desilusão, o benefício do amor.
Da perda, os inesperados completivos

Emoção é choque brusco, inesperado,
Traduzindo afetividades tão estranhas
Quando chegam por nosso próprio desejar.
Melhor quando chegam do nosso Bem-Amado,
Senhor Onipotente, que sem barganhas,
Sabe bem o que convêm ao nosso Bem-estar! 



GLOSSÁRIO, Conf. Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia André Lalande

AFETIVIDADE –              A. Característica dos fenômenos afetivos[1]
B. Conjunto desse fenômenos

1 AFETIVO Designa a característica genérica do prazera, dorb, e das emoçõesc chamadas freqüentemente como “estados afetivos”, “tendências”.

EMOÇÃO – Choque brusco, tantas vezes violento, intenso, com aumento ou parada dos movimentos: medo, cólera; o apaixonar-se.

a Alegria; satisfação; gozo.
         b Tormento moral ; aflição, remorso, arrependimento
      c Emoção significa, etimoloicamente, alguma coisa a mais do que movimento: é o movimento que faz alguma coisa sair do seu lugar, ou pelo menos do estado em que estava anteriomente.




[1]

Sem comentários:

Enviar um comentário